
Eu sei que eu estou atrasada para comentar um filme que estreou há quase 1 ano, mas hoje eu vi Across The Universe e me encantei.
É um musical dos Beatles, contando um romance que se passa simultaneamente à guerra do Vietnã e ao surgimento do movimento hippie. Contém cenas sérias e fortes da guerra, como a que se passa ao som de Strawberry Fields Forever, mas também há cenas divertídissimas, em particular os universitários bêbados ao som de With A Little Help From My Friends me divertiram mais do que os hippies drogados ao som de I Am The Walrus.
Creio que seja um filme interessante mesmo para quem não gosta de Beatles, mas não tenho dúvidas de que qualquer fã se encanta facilmente. Além das músicas, que conseguiram ser colocadas em total contexto (exemplo fácil de I Want You (She's So Heavy) cantada pelo cartaz do Tio Sam... sacada genial!), os nomes dos personagens eram todos referências a músicas dos Beatles. Jude e Lucy eram óbvios, mas os fãs sabem que Max vem de Maxwell's Silver Hammer, Sadie de Sexy Sadie, Prudence de Dear Prudence e JoJo de Get Back (aliás teve uma cena linda de apresentação do personagem). Também tem o detalhe da ex-namorada do Jude chamar-se Molly, personagem da música Ob-La-Di, Ob-La-Da. Ainda além das músicas e dos nomes dos personagens, havia falas durante o filme como "She came in through the bathroom window" quando a Prudence apareceu, referência à música de título homônimo. E, para finalizar, os personagens aparecem tocando e cantando em um telhado, o que representa o último show dos Beatles... e a Lucy sobe em um prédio para ser vista com um lindo céu azul ao fundo, encerrando o filme com "Lucy in the sky".
Demais, o tipo do filme que eu quero ter em casa. Estou completamente apaixonada, assistiria de novo ainda hoje...
