terça-feira, 26 de agosto de 2008

Sobre Meninos e Gibis



A Bienal do Livro acabou domingo e eu sinto muito por quem não foi, pois estava fantástica.
Estive lá sexta-feira, 22/08 e o motivo da data específica não me envergonha nem um pouco: Mauricio de Sousa!
Às vezes as pessoas fazem comentários um pouco idiotas sobre isso. Coisas do tipo "pra que ler livros se existem gibis?" no sentido irônico, como se eu passasse as tardes lendo gibis. Esse tipo de comentário me emputece um pouco. Se considerarmos que gibis da Turma da Mônica foram o passo inicial para que a Luciana de 5 anos de idade adquirisse gosto pela leitura, isso emputece muito.
A palestra do Mauricio de Sousa foi justamente sobre o papel da Turma da Mônica na educação. Não sei que espécie de pseudo-intelectual menospreza gibis. É fantástico o modo como é bem escrito, divertido e ao mesmo tempo ensina valores para as crianças. O gosto pela leitura deve começar em algum lugar, e quanto mais cedo, melhor. E eu não acho que uma criança de 5 anos conseguiria ler Shakespeare, então gibi está de bom tamanho.
Sempre que eu e meu namorado encontramos alguém que escreve muito mal, brincamos "esse aí não leu Turma da Mônica". E, de fato, descobrimos muitas vezes que não leu mesmo.
O papel dos gibis na minha alfabetização foi fundamental. A possibilidade de entender as historinhas me motivou a aprender a ler. Assim como faz a MTV com livros (ainda faz?), os programas infantis deveriam ter uma pausa "Desligue a televisão e vá ler um gibi".

2 comentários:

Unknown disse...

Haha P vc é demais!

Anônimo disse...

Ahhhh que demais Lu, eu também AMO A turma da Mônica, sem dúvida nenhuma também foram eles que ajudaram na minha alfabetização! Eu lembro que meu pai assina, aí a cada 15 dias chegavam 3 gibis em casa e uma vez por mês aquele Almanacão suuuper educativo huahuauha eu AMAVA aquilo, hoje em dia não existe mais almanacão! =/
Mas realmente, eu lia muito turma da mônica!

Ahhhh só um detalhe Lu:
"E eu não acho que uma criança de 5 anos conseguiria ler Shakespeare..."

Nem um adulto de 20, 30 ou 50 consegue ler Shakespeare! hahahahaha....

Beijos Luzinhaa :D